10/08/2009

Que país é esse? (duvido!)

Andei pesquisando na internet e achei uns dados incríveis sobre um determinado país. É impressionante!
Faço um desafio: alguém se arrisca a dizer que país é esse?
(a resposta, lógico!, tá no final do texto. Mas leiam tudo primeiro, é fantástico e surpreendente!)

Economia

O índice de pobreza do país era o sexto menor em 2004 dentre os 102 países em desenvolvimento pesquisados (de acordo com a Pnud, organismo da ONU), e está entre os 70 países do mundo que ostentam um alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH); em 2007 o IDH foi 0,838 (51° lugar). Em 2006 o crescimento econômico, segundo as últimas estimativas da CIA, foi de 11.1% (estimativa). A produção industrial cresceu 17.6% em 2006, pela estimativa da CIA. A renda per capita da população atingiu US$ 4.100 em 2006.

Turismo

O turismo de massa foi uma das formas encontradas para contornar a crise ecônomica, e hoje é a principal fonte de divisas do país. Em 2006 a receita com turismo bateu o recorde, atingindo US$ 2,4 bilhões, mas houve uma pequena queda no número de visitantes, que somaram 2,2 milhões.

Biotecnologia

Desde 1993 o país vem fazendo grandes progressos na área de biotecnologia, tendo obtido registro de suas patentes e direitos de sua exploração comercial nos EUA. Sua vacina contra hepatite B é vendida em 30 países do mundo.
O país desenvolveu uma considerável capacidade de pesquisa (científica), talvez maior que a de qualquer outro país em desenvolvimento fora do sudeste asiático.

Educação

A educação é controlada pelo Estado e a Constituição determina que o ensino fundamental, médio e superior devem ser gratuitos a todos os cidadãos e é obrigatória até o 9º ano.
Hoje não há mais analfabetos no país. Segundo o The World Factbook 2007, publicado pela CIA, 99.8% da população, acima de 15 anos, sabe ler e escrever.
De acordo com os resultados obtidos nos testes de avaliação de estudantes do continente, conduzidos pelo painel da Unesco, o país lidera, por larga margem de vantagem, nos resultados obtidos pelas terceiras e quartas séries em matemática e compreensão de linguagem. "Mesmo os integrantes do quartil mais baixo dentre os estudantes deste país se desempenharam acima da média regional", disse o painel.

Saúde

A prestação de serviços relacionados à saúde é totalmente gratuito, o que se espelha em seus indicadores padrão. A taxa de mortalidade infantil abaixo de 5 (probaliblidade de morrer antes dos 5 anos) no país é 7 (nos Estados Unidos é 8, e no Brasil 33).
Em 2006, segundo a Organização Mundial de Saúde, não ocorreu nenhum caso de difteria, sarampo, coqueluche, poliomielite, rubéola, rubéola CRS, tétano neonatal, ou febre amarela no país. Houve apenas três casos de tétano comum em 2006 (não relacionados a partos).
A vacinação da população , segundo as estatísticas da UNICEF, desde 1980 atinge índices bastante elevados. Em 2006, 99% da população tomou a vacina BCG, 99% tomou a primeira dose da vacina tríplice DTP1 (difteria, tétano e coqueluche), e 89% tomaram sua terceira dose; 99% da população tomou a terceira dose da vacina contra poliomielite, 96% tomou a vacina contra sarampo e 89% contra a hepatite B.

Moradia

No país, 85% das famílias são donas de suas próprias casas - portanto não pagam aluguel - e os 15% restante pagam de aluguel 1 ou 2 dólares mensais, computado em forma de amortização, pois ao final do pagamento do custo de moradia se converte em seu proprietário.


E aí? Suíça? Dinamarca? Canadá?
.
.
.
.
.
.

O nome deste país, amigos, é Cuba!
Interessante como a imagem da pequena ilha na América Central é tão hipocritamente deturpada. Pensa bem... qual é a primeira imagem que vem à sua cabeça quando se fala em Cuba?
Pobreza? Prisão? Atraso?
Espero que a partir de agora mudem alguns conceitos. Até mesmo eu, que sempre soube que a ilha dava show no quesito saúde e educação, não imaginava que os índices fossem tão devastadores.
Estou certo de que a ilha não é o paraíso. Mas, certamente, é um lugar muito diferente dessa Cuba totalitária que vemos nos noticiários. Me parece mais próximo do paraíso que a maior parte dos países deste planeta.

Eis o socialismo, meus caros!

3 comentários:

Unknown disse...

muito paradoxal cuba..
ao mesmo tempo q encerra a liberdade das pessoas, como a dificuldade de expressão religiosa, partidária, ideologica, dá a elas o minimo necessario.. o socialismo real é assim

mdany disse...

Olá meu qrido!!!
Dê uma passadinha no meu blog...tem selinho pra vc!
Beijoks!

"Se plantar uma semente de amizade, recolherá um ramo de felicidade".

Lois L. Kaufman

Thayra Azevedo ♥ disse...

Amigoooooo tem um selinho lá no blog para vc. Como vc é ou era na escola? rs Sem dúvidas CDF. Beijossss