01/02/2011

Sarney é um símbolo, assim como o ato de destruí-lo (II)

Escrevi esse texto em julho de 2009. Infelizmente, poderia ter escrito hoje.
Só para atualizar: na época, havia um movimento que pedia sua renúncia da presidência do Senado, por conta da crise com os atos secretos.
Vou repetir o texto. Sem nenhuma alteração. Infelizmente, repito, é atualíssimo!
(a imagem também é a mesma)



Não acho que o Sarney é o maior culpado pela crise no Senado. Muitos outros fatores explicam a situação de descrédito que a casa chegou. Mas acho que ele deve renunciar, é o melhor a ser feito.

Sarney é um símbolo. Símbolo do atraso, do arcaico, do pior que existe na política brasileira. Sua eleição para a presidência do Senado simbolizou um passo atrás da política brasileira. Derrubar esse símbolo pode ser um recomeço nas relações do Senado com a Opinião Pública.

Sarney está certo quando diz que a crise não é dele, é do Senado, pois não é correto personificar uma instituição - e que instituição!
Mas sua saída é um ato simbólico que certamente irá representar uma mudança de rumo, um avanço, uma esperança. A queda de Sarney é o símbolo de um nova democracia - sem coronéis, sem mandatários, sem salafrários.

OBS.: Um símbolo apenas, minha gente. Tem muita gente ruim lá, pior que ele até. Mas derrubar o símbolo é o primeiro passo. Um passo que, contariando o ditado, tem que ser dado com o pé esquerdo (Acorda PT, acorda Lula!!!!!)

Julho, 2009

2 comentários:

Charles disse...

Símbolos... Eleição de Obama, o primeiro presidente negro da maior potência mundial (em que diminuiu o racismo onde quer que seja? Quais medidas concretas de fato, Obama tomou no que se refere a maior política terrorista do mundo, a do próprio EUA??). Lula, o primeiro operário a chegar a presidente da república (em que diminui a exploração do proletariado em nosso país?? Covenhamos, ocorreu bem o contrário, afinal o que esperar de um presidente que apoiou o próprio Sarney, Collor, Michel Temer, Palocci para não falar de outros mais que representam o que de mais podre houve e ainda há na História de nosso país??) Estamos saturados de símbolos e representações, precisamos sim é de ações concretas e compromissos concretos. O símbolo maior positivista já nos basta: Ordem e progresso.

Jader Moraes disse...

A política é uma batalha que é travada no campo prático mas também no simbólico. Não dá pra desprezar nem minimizar o poder do simbólico. É quase tão importante quanto o prático.

Discordo de sua avaliação de que as eleições de Obama e Lula não representaram nada no combate ao racismo e na diminuição da exploração do proletariado. Ainda assim, mesmo que concordasse com tudo, acharia ambas as eleições válidas pelas vitórias que representaram no campo simbólico e o efeito disso sobre a sociedade.

Enfim, precisaria de mais um post para explicar. E você de mais um post para rebater, rs.
O principal que tenho a dizer aqui é: obrigado pelo comentário! Enriquece o debate!