21/11/2009

Verde, amarelo e preto!

(para compreender este post, leia o anterior. Vai lá embaixo antes. É o texto chamado "Kizomba!")

Discurso do Lula, no Dia da Consciência Negra.

Sei que muitas coisas já estamos cansados de ouvir. Mas faz toda a diferença elas serem ditas por um Presidente da República, Chefe da Nação... é o Estado brasileiro se pronunciando sobre o tema. Repito: faz TODA A DIFERENÇA!

(...)
A gente não vai vencer o preconceito lamentando o preconceito. A gente vai vencê-lo enfrentando o preconceito, enfrentando, discutindo, debatendo, no local de trabalho, no sindicato, no partido, na igreja, no clube. Onde a gente estiver, nós temos que dizer: um homem e uma mulher não podem ser medidos pela sua cor, tem que ser medidos pelo seu caráter, tem que ser medidos porque são seres humanos iguais a todos.

(...)

Dizem que não têm preconceito. Coloque, às 10 horas da noite, em duas calçadas na mesma rua um negro e um branco, e coloque uma pessoa para encontrar com eles para ver qual é a calçada que a pessoa vai. Ela vai mudar para a calçada do branco, porque já está incutido na consciência dela que o negro pode ser um bandido e isso não é culpa do negro, isso é culpa do preconceito estabelecido neste país.

(...)

Quando a gente vê um menino de 18 anos, de 15, de 17, na televisão, sendo preso, às vezes, cometeu um crime bárbaro, a gente fica com raiva. Mas a gente se esquece quem é que deixou de cuidar daquele menino quando ele tinha 2 anos de idade, 3 anos, 4 anos, 7 anos ou 8 anos. A juventude brasileira não quer cadeia, a juventude brasileira não quer ser presa, a juventude brasileira quer oportunidade de estudar, de trabalhar e de conquistar a sua cidadania.

3 comentários:

Unknown disse...

que bom q voltou..
bom ler coisa boa por aqui!

Giovana disse...

confesso que tenho preconceito. sou radicalmente preconceituosa om quem é preconceituoso. simplesmente não tolero e pronto.

* * Marinete * * disse...

Sou como a Giovana, tenho preconceito com quem tem preconceito.. pr´pa ser mais sincera, tenho nojo dessa gentinha... e vivo cercada deles...



mt bom mesmo vc ter voltado amigo.. gosto mt de passear por aqui!!