27/08/2009

Barbárie!

Lamentável o que aconteceu essa semana em Volta Redonda. Um crime que chocou em três instâncias: o jovem que matou a criança de três anos por motivo banal; a população que linchou o garoto até a morte, com requintes de cureldade; e o povo que, coberto com uma capa de insensibilidade, aplaudiu a ação dos "populares".
A impressão é que voltamos à idade média. Por pior que fosse o garoto e o crime que ele cometeu, a forma como essa história terminou foi a pior possível, uma verdedeira selvageria, uma ato irracional: trezentas pessoas (300!!), munidas de paus, barras de ferro e faças, licharam, torturaram e mataram o rapaz, no meio da rua!
Que barbárie, meu Deus! Estou realmente assustado. Me sentindo de volta à idade média. Ou pior, aos tempos do "olho por olho, dente por dente". Terrível!

Só pra completar a notícia: Felipe (o garoto) foi EMPALADO! Sabem o que é empalamento? Não? Preparem-se...

Empalamento ou empalação é uma método de tortura e execução utilizada antigamente que consistia na inserção de uma estaca no ânus, vagina, ou umbigo até a morte do torturado.
[Wikipedia]


20/08/2009

Até a 'governabilidade' tem limite, né?!

Sarney é o 'dono' do PMDB. O PMDB é o principal partido da base do governo e possui a maior bancada do Congresso. Logo, Lula precisa do PMDB para governar e até mesmo para uma boa campanha eleitoral no próximo ano, uma vez que o partido também é o que possui o maior número de cidades em seu comando.
Ou seja, Lula torna-se refém de Sarney para conseguir governar.

Eis a governabilidade: alianças duvidosas e posicionamentos contraditórios para conseguir implementar os projetos de governo necessários para que o país avance.
Desse modo, é compreensível (ainda que terrível, do ponto de vista ético) a insistente defesa do governo federal ao senador José Sarney, e até mesmo Collor no mesmo palanque de Lula.
Eu sei, é terrível, uma vergonha, decepção. Mas é justificável sob o ponto de vista político - um jogo onde às vezes se abre mão de certas posições (ideais até!), para alcançar um resultado positivo lá na frente.
Por exemplo: o apoio à Sarney garante a aprovação de leis fundamentais para o país e para todo o povo. Caso contrário, o governo de 'esquerda' acaba sendo engolido por um parlamento de 'direita' e a 'mudança' não acontece.
Ok, tudo bem. Entendido. Explicado. Justificado. Os fins justificam os meios, resumindo.

Mas até a 'governabilidade' tem limite né?!

Ontem, sem dúvida, foi um dos momentos mais tristes que já vi o PT passar. A saída de Marina, pela manhã, somada ao episódio lacônico da absolvição a Sarney e Virgílio*, foram um duro golpe, difícil de ser engolido.
Sempre falei que o PT ia pagar muito caro por essa aliança com o PMDB. Está pagando!
Quantos mais vão sair do partido? Primeiro foram os 'aloprados' que fundaram o PSOL, depois Cristovam, agora Marina. Isso sem falar de tantos militantes anônimos que já se foram por uma infinidade de motivos...
Não quero chegar a nenhuma conclusão com este post, nem mesmo esse deve significar uma carta de desaprovação ao governo (continuo achando que o governo atual é ótimo, com avanços importantes em todas as áreas sociais, políticas e econômicas!)... quero apenas expressar o que penso dessa confusão toda que Brasília está envolta.

E lamentar, profundamente, a saída de Marina Silva do partido. Ouvi essa mulher numa palestra, em Belém, e acho que é um quadro muito importante e irrecuperável que se foi. Quantos anos o PT vai demorar para construir um quadro como Marina Silva? Seringueira, filha de retirantes nordestinos, amazônica, ambientalista, socialista, uma Silva...
É triste e acho perigoso que o PT continue nessa política suicida de apoios escusos, mesmo que seja em nome da governabilidade ou de uma possível sucessão.

Nunca antes na história deste país uma candidatura saiu tão cara...

* Engraçado como os meios de comunicação não deram destaque ao fato do tucano Arthur Virgílio também ter sido livrado das acusações que pesavam sobre ele. Alguns apenas citaram, timidamente, o fato.
Foi vergonhoso também. Um acordo ESCÂNDALOSO entre a base aliada e a oposição para livrar a cara dos dois. Triste. Realmente triste!

18/08/2009

Utopia

"A utopia está lá no horizonte. Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar".

Eduardo Galeano

Eu tenho um milhão de sonhos. Sonhos mesmos, daqueles quase impossíveis de se realizarem.
Sonhos coletivos, individuais, egoístas. Alguns impublicáveis, confesso...
Milhares deles não dependem de mim e por mais que eu me esforce sei que a possibilidade de se realizarem é minúscula.
Mas continuo sonhando... Continuo vivendo minha velha utopia do liberté.
Não, não me perco em pequenas ilusões. Me perco é nas grandes mesmo. Sonho alto, muito alto.
Cabeça no alto, mas pés no chão, né? Mentira! Os pés saem do chão de vez em quando.

Porque sonhar não custa nada, meu povo. E é ótimo viver a perfeição, ainda que apenas na mais delirante utopia.

10/08/2009

Que país é esse? (duvido!)

Andei pesquisando na internet e achei uns dados incríveis sobre um determinado país. É impressionante!
Faço um desafio: alguém se arrisca a dizer que país é esse?
(a resposta, lógico!, tá no final do texto. Mas leiam tudo primeiro, é fantástico e surpreendente!)

Economia

O índice de pobreza do país era o sexto menor em 2004 dentre os 102 países em desenvolvimento pesquisados (de acordo com a Pnud, organismo da ONU), e está entre os 70 países do mundo que ostentam um alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH); em 2007 o IDH foi 0,838 (51° lugar). Em 2006 o crescimento econômico, segundo as últimas estimativas da CIA, foi de 11.1% (estimativa). A produção industrial cresceu 17.6% em 2006, pela estimativa da CIA. A renda per capita da população atingiu US$ 4.100 em 2006.

Turismo

O turismo de massa foi uma das formas encontradas para contornar a crise ecônomica, e hoje é a principal fonte de divisas do país. Em 2006 a receita com turismo bateu o recorde, atingindo US$ 2,4 bilhões, mas houve uma pequena queda no número de visitantes, que somaram 2,2 milhões.

Biotecnologia

Desde 1993 o país vem fazendo grandes progressos na área de biotecnologia, tendo obtido registro de suas patentes e direitos de sua exploração comercial nos EUA. Sua vacina contra hepatite B é vendida em 30 países do mundo.
O país desenvolveu uma considerável capacidade de pesquisa (científica), talvez maior que a de qualquer outro país em desenvolvimento fora do sudeste asiático.

Educação

A educação é controlada pelo Estado e a Constituição determina que o ensino fundamental, médio e superior devem ser gratuitos a todos os cidadãos e é obrigatória até o 9º ano.
Hoje não há mais analfabetos no país. Segundo o The World Factbook 2007, publicado pela CIA, 99.8% da população, acima de 15 anos, sabe ler e escrever.
De acordo com os resultados obtidos nos testes de avaliação de estudantes do continente, conduzidos pelo painel da Unesco, o país lidera, por larga margem de vantagem, nos resultados obtidos pelas terceiras e quartas séries em matemática e compreensão de linguagem. "Mesmo os integrantes do quartil mais baixo dentre os estudantes deste país se desempenharam acima da média regional", disse o painel.

Saúde

A prestação de serviços relacionados à saúde é totalmente gratuito, o que se espelha em seus indicadores padrão. A taxa de mortalidade infantil abaixo de 5 (probaliblidade de morrer antes dos 5 anos) no país é 7 (nos Estados Unidos é 8, e no Brasil 33).
Em 2006, segundo a Organização Mundial de Saúde, não ocorreu nenhum caso de difteria, sarampo, coqueluche, poliomielite, rubéola, rubéola CRS, tétano neonatal, ou febre amarela no país. Houve apenas três casos de tétano comum em 2006 (não relacionados a partos).
A vacinação da população , segundo as estatísticas da UNICEF, desde 1980 atinge índices bastante elevados. Em 2006, 99% da população tomou a vacina BCG, 99% tomou a primeira dose da vacina tríplice DTP1 (difteria, tétano e coqueluche), e 89% tomaram sua terceira dose; 99% da população tomou a terceira dose da vacina contra poliomielite, 96% tomou a vacina contra sarampo e 89% contra a hepatite B.

Moradia

No país, 85% das famílias são donas de suas próprias casas - portanto não pagam aluguel - e os 15% restante pagam de aluguel 1 ou 2 dólares mensais, computado em forma de amortização, pois ao final do pagamento do custo de moradia se converte em seu proprietário.


E aí? Suíça? Dinamarca? Canadá?
.
.
.
.
.
.

O nome deste país, amigos, é Cuba!
Interessante como a imagem da pequena ilha na América Central é tão hipocritamente deturpada. Pensa bem... qual é a primeira imagem que vem à sua cabeça quando se fala em Cuba?
Pobreza? Prisão? Atraso?
Espero que a partir de agora mudem alguns conceitos. Até mesmo eu, que sempre soube que a ilha dava show no quesito saúde e educação, não imaginava que os índices fossem tão devastadores.
Estou certo de que a ilha não é o paraíso. Mas, certamente, é um lugar muito diferente dessa Cuba totalitária que vemos nos noticiários. Me parece mais próximo do paraíso que a maior parte dos países deste planeta.

Eis o socialismo, meus caros!

04/08/2009

Um dom, uma certa magia, uma força que nos alerta!

(eu já tinha outro post preparado, mas de repente vem a vida e...)

Maria Real... quem a conheceu sabe o quanto Volta Redonda perdeu com sua partida, na tarde dessa segunda.
Uma mulher incrível, apaixonada pela vida, que passou por aqui com tamanha intensidade que vai deixar rastros durante muito tempo. Eis a imortalidade! Ela se foi, mas tudo o que Maria significa segue vive, eternizado em todos que tiveram a oportunidade de passar cinco minutos, ao menos, com essa mulher.
Triste se despedir de alguém tão especial. O que conforta é a certeza (sim, CERTEZA!) de que agora ela está num lugar melhor, beeeem melhor...

Maria foi uma mulher mágica, encantadora, inesquecível. Viveu, como diz a música entoada pelas centenas de pessoas em seu velório, para amar e servir. Amou, serviu, construiu uma linda família e deu um novo significado para muitas palavras que já estavam esquecidas neste lugar - felicidade, intensidade, liberdade, independência, amor, suor, luta, compaixão, beleza...

Milton, não sei se foi nela que se inspiraste, mas bem que podia ser... Maria Real possuía a estranha mania de ter fé na vida.

Saudades!

Maria, Maria
É um dom, uma certa magia
Uma força que nos alerta
Uma mulher que merece
Viver e amar
Como outra qualquer
Do planeta

Maria, Maria
É o som, é a cor, é o suor
É a dose mais forte e lenta
De uma gente que rí
Quando deve chorar
E não vive, apenas aguenta

Mas é preciso ter força
É preciso ter raça
É preciso ter gana sempre
Quem traz no corpo a marca
Maria, Maria
Mistura a dor e a alegria

Mas é preciso ter manha
É preciso ter graça
É preciso ter sonho sempre
Quem traz na pele essa marca
Possui a estranha mania
De ter fé na vida....