08/10/2010

O Estádio

Uma vez vi Glória Kalil falando sobre “Etiqueta no Estádio de Futebol”. Achei impróprio. O estádio não tem etiquetas, não tem padrões, não pode ser enquadrado em nenhum livro de regras. Ele é nosso, a-ha, u-hu!

O estádio de futebol talvez seja o único lugar onde ninguém (NINGUÉM) ache estranho abraçar um... estranho. Pelo contrário, ilustres desconhecidos viram quase que amigos íntimos durante 90 minutos: compartilham alegrias, angústias, discutem ideias, discordam, concordam. Se abraçam e algumas vezes, pode acreditar, choram juntos, como duas crianças. Como dois... amigos.

O estádio talvez seja também o único lugar onde xingar não é pecado. É regojizo! Quando a cólera transborda, o palavrão dá conta de acalmar. Se a alegria é explosiva, o palavrão é que melhor expressa o sentimento. O drible genial, o erro grosseiro (do jogador ou do juiz), o gol nos acréscimos... tudo cabe num Puta Que o Pariu – por mais grosseira que a expressão possa parecer transcrita aqui. Lá não é.

No estádio, o lamento é coletivo. E a catarse também. Ele lava a alma, alimenta, dá forças. Sim, tem um quê de sobrenatural.

Na massa, você desaparece. É apenas mais um em dez mil. Gritando, cantando, pulando. No estádio, todos viram apenas um.

E é por isso que eu amo. E é por isso que eu recomendo. É por isso que eu vou. E é por isso, enfim, que eu volto. Na vitória ou na derrota, na saúde ou na doença, por todos os domingos de minha vida...

3 comentários:

Giovana disse...

hahahaha! Estou mesmo às gargalhadas com o "puta que o pariu". Nunca ouvi isso de sua boca, menino tão educado, nooossa, falando coisa tão feia! Mas no estádio pode, né? Com diria a Ananda, adoooooro.

EcoandoPalavras disse...

So um comentario a fazer!!! Pena q o jogo q vc foi nao foi bom! ahgwHAWhHWa
Brincadeira!
Concordo plenamente com o que vc disse!
O estadio de futebol é o local onde esquecemos nossos problemas por 90 min e vivemos aquele anceio, aquele momento. Sendo feliz - ou triste - naqueles 2 longos tempos de 45 minutos.
Essa é a paixão que liberta nosso coração, nossa garganta e nossa raiva momentanea.

Liu disse...

Idem, vale? Triste é você ter escrito esse texto antes de mim. Mas daqui a dez anos, quando você esquecer que escreveu, eu venho aqui e copio. rs

Domingo, 24, É meu time contra o seu. Se você for ao estádio, me leva com você? Vou estar no Rio rs. Fico até na tua torcida. Você sabe, eu sei, o mundo sabe: A torcida do Flamengo é a mais linda do Brasil.

E foi uma habilidade jornalística omitir isso no texto. :)