27/02/2009

Feliz 2009 [2]

Dizem por aí que, por aqui, nesta terra Tupiniquim, o ano só começa pra valer depois do carnaval. Concordo em parte apenas, mas já que a sabedoria popular reza, quem sou eu pra discordar?

Sendo assim, Feliz Ano Nove pra vocês, caros amigos!

A luz apaga porque já raiou o dia
E a fantasia vai voltar pro barracão
Outra ilusão desaparece quarta-feira
Queira ou não queira, terminou o carnaval
(Roberta Sá*)

*Intérprete

16/02/2009

Páginas Policiais

Não sei, mas acho que estou realmente ficando louco...


Rio de Janeiro, Zona Norte. Domingo, 19h

O ônibus em alta velocidade tenta, orientado por um passageiro, fugir da rota da PM. O caveirão, mais uma vez, estava invadindo um morro carioca - a Mangueira.

De repente, estamos na contramão da avenida e a tensão parece aumentar. O motorista ainda está um pouco perdido e agora nem os próprios passageiros conseguem entrar em consenso sobre o melhor caminho a seguir. À minha volta percebo alguns homens assustados, que entre uma Ave Maria e outra, abrem os olhos pra tentar enxergar uma saída.

Mas eu continuo tranquilo, bloquinho à mão, como se nada estivesse acontecendo.
Afinal, o que estava realmente acontendo?

"Mataram um maluco lá no Pedregulho" - avisa o policial, que à certa altura entra no ônibus.
"Ufa! Não é nada muito grave" - ouço, incrédulo, o suspiro aliviado de um passageiro.

A viagem segue tranquila (pro Jader, ao menos). Cruzamos, no caminho, com alguns outros veículos e os passageiros fazem questão de informar aos motoristas e pedestres desavisados o perigo iminente que surgiu naquelas bandas de lá.

Meu ônibus, para casa, sai em menos de cinco minutos, quando chego à rodoviária. Ali, o clima não estava menos tenso. Corre-corre, gritos, cirene... nada que fuja à rotina de um domingo a noite pós-clássico: torcedores rubro e alvi-negros se 'pegando' em frente à Novo Rio.

Mas, pra mim, tudo é novidade. Tudo vira foto, anotação. Tudo vira registro de blog...

Subir no ônibus, naquela noite, foi diferente. Ficou a sensação de ter deixado um mundo pra trás. Um mundo louco, curioso, dinâmico. Demorei um pouco pra perceber que aquilo era "mundo real", que vivi uma situação de risco, que um homem tinha morrido aquela noite e outros mais poderiam morrer, que não era tudo tão fantasioso como eu estava anotando no meu bloco. Não! Apesar do cenário sugerir, não eram cenas de novela...

Era o meu Rio de Janeiro. Um Rio que eu ainda não conhecia, a não ser pelos inúmeros noticiários que figuram os jornais diariamente. Um Rio fantástico, cheio homens e mulheres fantásticas, que mesmo depois de um susto (um baita susto, raciocino agora comigo), mantêm o sorriso furtivo no rosto, daqueles sorrisos que só esse povo consegue dar, pra lhe tranquilizar e desejar: "Boa Viagem. Vai com Deus!"

Um Rio que continua lindo e continua sendo...

13/02/2009

Machado de Assis, o carnaval e a chuva (quanta chuva!)


Machado de Assis, o maior escritor da história da literatura brasileira (minha opinião, ok)
Carnaval Carioca, a maior festa popular do mundo (idem, rs)
Chuva, o pior início de ano dos últimos anos (fato!)

São esses três 'personagens'que me motivaram a escrever neste blog hoje.


****
A chuva

Há quanto tempo não chove tanto e tão forte em Volta Redonda? Desde que cheguei aqui, na semana passada, não teve um dia sequer de folga. E dizem que está assim desde o mês passado. São as águas de março(adiantadas), fechando o verão?

Me preocupa muito o nível do Paraíba do Sul. Mais uma semana assim, e não sei o que pode acontecer, pois alguns pontos da cidade já estão alagados, ruas instransitáveis.

É preciso pensar em algo pra fazer, antes que algo realmente muito ruim aconteça (além das lamentáveis mortes que já houveram...)

To registrando algumas fotos e, assim que puder, posto aqui pra quem não viu ainda como está a nossa cidade e o nosso rio(Paraíba).

*****
O Carnaval
Agora, falando de nosso outro Rio, aquele abençoado por Deus e bonito por natureza... Carnaval chegando e mais uma vez estarei partindo pra Cidade Maravilhosa. Não sei ainda que programação vou adotar, mas no domingo a noite podem me procurar na Sapucaí:

Mocidade, a sua estrela sempre vai brilhar
Um show de poesia, em nossa academia
Saudade em verso e prosa vai ficar

Esse ano, o cardápio da sapucaí tá super variado - desde A origem do povo brasileiro, com a Mangueira, até a França, com a Grande Rio, passando por sereias, banhos, tambores, amores... até biocombustível vai rolar na Sapucaí este ano.

Mas o melhor enredo (e digo isto com a maior isenção) está nas mãos da minha escola de samba: Machado de Assis e Guimarães Rosa: há cem anos morria um e nascia outro, como uma espécie de troca de bastões entre eles - "A estrela adormece/ na paz do amor/ Abençoado um novo sol brilhou".
Donos de estilos literários e de vida completamente diferentes, fizeram história na literatura brasileira. Vai ser um carnaval bonito, gostoso de se ver. Espero que a Mocidade faça jus ao grande enredo que tem em mãos.


****
O Mestre
Pretendia postar uma lista de frases de Machado, que grifei de seu livro Helena, mas acho que meu post já está grande demais. Vai uma só, que descreve o grau de paixão entre Helena e Estácio (os personagens principais da obra). Um trecho que explica, por si só, a genialidade de Machado e sua maestria com as palavras:

"O que eles disseram um ao outro, com simples olhos, não se escreve no papel, não se pode repetir ao ouvido; confissão misteriosa e secreta, feita d eum a outro coração, que só ao céu cabia ouvir, porque não eram vozes da terra, nem para a terra as diziam eles"

(ahhh... que bom estar apaixonado né?! rs)

****
Até a próxima, meu povo (prometo ser mais enxuto)

E a ladainha continua:
Chove chuva, chove sem parar....



05/02/2009

Fotos!!

Agora sim, algumas fotos da viagem...

A caminho da Bahia...

Minha casa em Salvador (Mengo!!!)


Afinal, não fomos só a passeio né...


Elevador Lacerda, Mercado Modelo e Forte (foto minha. Juro!)


Bienal de Cultura da UNE - Mistura Total!



Índios em Belém (FSM)


Conhecem? Jader Moraes... o seminário dele bombou! rs


Momento histórico: cinco presidentes latino-americanos no Fórum

Ministra-Chefe da Casa Civil (futura presidenta?) Dilma Rousseff

Brasileirinhas (como todo o respeito, rs)



Eu, na Amazônia!!

Catedral da Sé, em Belém

120 horas dentro do bus, 10 estados percorridos...


Rio São Francisco (em Minas)



Chegada em Volta Redonda!!!!
(eu e meu pai)
Ainda tem muito mais fotos (umas duas ou três mil), algumas devo postar no orkut, outras só em casa mesmo, outras ainda não valem a pena serem mostradas, rs
Agora, por hora, vou voltar ao mundo real. Acabou o amor...
Última postagem da viagem. Já é notícia velha, passou!
Valeu galera que fez esses momentos se tornarem inesquecíveis!
Uh! S-S
Uh! B-M
Uh! nifoa
Sul Fluminenseeeee

04/02/2009

Cheguei (e com fotos)!


Minha cama, meu vaso, mãe, pai... to em casa!!!

Volta Redonda continua linda e eu cada vez mais encantado com tudo que aprendi nessa longa viagem. Que saudade da Bahia!

Mas é bom demais voltar pra casa. Vinte dias depois... cheguei Volta Redondaaaa!!!!

Eu, baianíssimo, na barraca

38 minutos depois, eu ainda estou tentando postar mais algumas fotos... desisto! Com a minha internet não tem como negociar: ela é lerda mesmo.
Este post, portanto, termina por aqui. Vou tentar postar as fotos diretamente da FOA hoje a noite.

Até mais...

01/02/2009

Amazônia

Sim, é aqui que estou. Em Belém do pará, Amazônia, no Fórum Social Mundial.
Hoje volto pra casa (aliás, saio hoje e só chego na quarta, rs) e são incontáveis as lições que aprendi, os mundos que conheci, os lugares por onde viajei.
É incrível a riqueza e diversidade de cada pessoa, cada povo...

Quero poder contar isso detalhadamente pra vocês, nos próximos dias: todas as experiências, sensações; todos os momentos inesquecíveis.
Eu, que nunca tinha saído da região sudeste, agora me sinto um cidadão do mundo. Uma pessoa multifacetada. Aprendi muito gente. Muito mesmo.

Rio, Espirito Santo, Bahia, Maranhão, Piauí, Pernambuco, Belém...
Palestinos, americanos (do sul, do centro e do norte), africanos, orientais...

Um outro mundo é possível. Possível e necessário, urgente!

Como é bom não estar vendo a história passar. Maravilhosa sensação de fazer parte dela...

****

E hoje hein... Mengão e Voltaço! Vo encontrar um jeito de asistir por aqui, mas por quem torcer??? Sei que o Voltaço tá mal, um ponto só, mas o coração é flamenguista né... 2x2, pode ser?
Com um gol de Obina e um contra do Junior Baiano, para o mengão! kk

****

Ops, já ia me esquecendo: Vi o Lula!!!! Tirei foto com a Dilma!!!!
Quase a pedi em casamento, mas eu amo mais a Bia, rs.

****
E Volta Redonda, continua linda?
rs