13/02/2009

Machado de Assis, o carnaval e a chuva (quanta chuva!)


Machado de Assis, o maior escritor da história da literatura brasileira (minha opinião, ok)
Carnaval Carioca, a maior festa popular do mundo (idem, rs)
Chuva, o pior início de ano dos últimos anos (fato!)

São esses três 'personagens'que me motivaram a escrever neste blog hoje.


****
A chuva

Há quanto tempo não chove tanto e tão forte em Volta Redonda? Desde que cheguei aqui, na semana passada, não teve um dia sequer de folga. E dizem que está assim desde o mês passado. São as águas de março(adiantadas), fechando o verão?

Me preocupa muito o nível do Paraíba do Sul. Mais uma semana assim, e não sei o que pode acontecer, pois alguns pontos da cidade já estão alagados, ruas instransitáveis.

É preciso pensar em algo pra fazer, antes que algo realmente muito ruim aconteça (além das lamentáveis mortes que já houveram...)

To registrando algumas fotos e, assim que puder, posto aqui pra quem não viu ainda como está a nossa cidade e o nosso rio(Paraíba).

*****
O Carnaval
Agora, falando de nosso outro Rio, aquele abençoado por Deus e bonito por natureza... Carnaval chegando e mais uma vez estarei partindo pra Cidade Maravilhosa. Não sei ainda que programação vou adotar, mas no domingo a noite podem me procurar na Sapucaí:

Mocidade, a sua estrela sempre vai brilhar
Um show de poesia, em nossa academia
Saudade em verso e prosa vai ficar

Esse ano, o cardápio da sapucaí tá super variado - desde A origem do povo brasileiro, com a Mangueira, até a França, com a Grande Rio, passando por sereias, banhos, tambores, amores... até biocombustível vai rolar na Sapucaí este ano.

Mas o melhor enredo (e digo isto com a maior isenção) está nas mãos da minha escola de samba: Machado de Assis e Guimarães Rosa: há cem anos morria um e nascia outro, como uma espécie de troca de bastões entre eles - "A estrela adormece/ na paz do amor/ Abençoado um novo sol brilhou".
Donos de estilos literários e de vida completamente diferentes, fizeram história na literatura brasileira. Vai ser um carnaval bonito, gostoso de se ver. Espero que a Mocidade faça jus ao grande enredo que tem em mãos.


****
O Mestre
Pretendia postar uma lista de frases de Machado, que grifei de seu livro Helena, mas acho que meu post já está grande demais. Vai uma só, que descreve o grau de paixão entre Helena e Estácio (os personagens principais da obra). Um trecho que explica, por si só, a genialidade de Machado e sua maestria com as palavras:

"O que eles disseram um ao outro, com simples olhos, não se escreve no papel, não se pode repetir ao ouvido; confissão misteriosa e secreta, feita d eum a outro coração, que só ao céu cabia ouvir, porque não eram vozes da terra, nem para a terra as diziam eles"

(ahhh... que bom estar apaixonado né?! rs)

****
Até a próxima, meu povo (prometo ser mais enxuto)

E a ladainha continua:
Chove chuva, chove sem parar....



3 comentários:

* * Aline Rodrigues * * disse...

"Chove chuva.. chove sem parar.." ô musiquinha que não sai da cabeça!!

amo seus textos amigo.. é um prazer de leitura...

Sapucaí esse ano de novo? aproveita muuuito!!!

bjus

Gabriel Araujo disse...

aah
nem gosto da mocidade! (kkk)
parece que ela abandonou de vez (e pra nossa felicidade) os temas high tech.

Thayra Azevedo disse...

Machado, Carnaval e chuva... boa mistura.
Adoro Machado, por sinal o nome da rua onde moro é Machado de Assis. Carnaval... não gosto, porém respeito como cultura.
Agora as chuvas, aí Jesus, não sei o que dizer, elas têm destruído casas, matando pessoas...

o que me resta a dizer é Bom Carnaval, curta o feriado amigo.

beijosss