Engraçado, ouvi essa pergunta algumas vezes na última semana. Feita por amigos do serviço, da igreja, da família... Me dispus a pensar no tema e cheguei a uma conclusão - a Pitty faz pensar.
Óbvia a resposta, mas nada mais exato na definição dessa cantora. Bem ou mal, certo ou errado, ela faz pensar, suas músicas não terminam no fim, elas se estendem...
Tem mais: as canções exigem conhecimento prévio. A ignorância pode fazer com que as músicas pareçam mais óbvias do que realmente são. E, pelo contrário, as letras são complexas, cheias de citações, referências... é um exercício árduo traduzir o que cada frase diz.
Em "Fracasso" (com o excelente refrão "O fracasso lhe subiu à cabeça"), por exemplo, ela canta "O maestro bem falou/A ofensa é pessoal". Uma citação à Tom Jobim, que disse certa vez: "No Brasil, fazer sucesso é ofensa pessoal"Outra música do novo CD chama-se "Desconstruindo Amélia" (!!!) e lá Pitty cita Balzac (!!!), com sua obra "A mulher de Trinta Anos". Em outra, tem uma frase do pensador Marquês de Sade, escondida no refrão (
"Eu quero saber me querer, com
toda a
beleza e abominação, que
há em mim").
Mais uma do CD recente: a música "8 ou 80" tem uma referência, ainda que não totalmente explícita, à Dostoiévsky - "Existem nas recordações de todo homem coisas que ele só revela aos amigos. Há outras que não revela mesmo aos amigos, mas apenas a si próprio, e assim mesmo em segredo. Mas também há, finalmente, coisas que o homem tem medo de desvendar até a si próprio..."Isso sem falar de "Admirável Chip Novo", seu primeiro sucesso, uma clara e inteligente releitura do "Admirável Mundo Novo", de Huxley - sem dúvida o livro mais inteligente que já li e um dos melhores que já foi escrito. Tem também o refrão "O homem é o lobo do homem", roubado do filósofo Tomás Hobbes, e encaixado perfeitamente na música "O Lobo".
E por aí vai... acredito até que em toda música tem uma pérola dessa escondida. O interessante é que, quanto mais escuto, mais coisas descubro. E quanto mais leio outras coisas, outros autores... acabo achando, sem querer, alguma citação que ouvi em determinada música...Tá longo demais isso aqui já, mais do que palanejei. Mas essa é minha resposta, enfim, àqueles que não entendem esse meu gosto, em particular.
Amigos, a Pitty é phoda* (e não espere ela ir embora para perceber, rs**)!
* Troquei o "f" pelo "ph" apara não decepcionar ainda mais aqueles que já se chocaram com... com... com o que mesmo?
** Ahhh esqueci de citar essa música, "Me Adora". Fantástico também: parece uma canção de amor, mas também pode ser encarada como um recado (desabafo?) irônico à mídia, em especial aos críticos. Saca só:
Você que nem me ouve até o fim
Injustamente julga por prazer
Cuidado quando for falar de mim
E não desonre o meu nome
Perceba que não tem como saber
São só os seus palpites na sua mão
Sou mais do que o seu olho pode ver
Então não desonre o meu nome
Não importa se eu não sou o que você quer
Não é minha culpa a sua projeção
Aceito a apatia, se vier
Mas não desonre o meu nome